4/6 Entrevista com Flavio Venturini





Maura Roth faz entrevista exclusiva
com o compositor Flavio Venturini
Maura Roth esperou muito tempo pela oportunidade de conversar com o cantor e compositor Flavio Venturini, no Você.Net. Mas, finalmente, no dia 4 de junho, os fãs do programa foram brindados com uma entrevista exclusiva e ao vivo com o artista.
Venturini já começou o papo contando que está lançando um CD/DVD, gravado em Belo Horizonte (MG), um ano atrás. "É um DVD meio informal com muitos extras, cenas de minha casa, cenas minhas com Milton Nascimento, em Paris, e outras com André e Toninho Horta..." Maura comenta que recebeu o DVD naquele dia e fez questão de assisti-lo. Ela mostra a capa e pergunta de onde vem o nome do CD, Não Se Apague Esta Noite. Ele diz: "Adoro o Lô Borges, essa música é dele, a música é linda e a letra de Márcio Borges é também ótima". E ainda revela que foram quatro dias de gravação e um ano, no total para o trabalho ficar pronto com todas as edições.
Sobre o repertório, o compositor falou que não queria gravar somente músicas antigas, então as mesclou com novidades e contou com muitas participações especiais. Os internautas curtiram, neste momento, duas músicas do DVD, "O Melhor do Amor" e "Recomeçar", ambas são parcerias dele com Ronaldo Bastos. Venturini ainda falou sobre uma balada de amor que compôs em homenagem a Paul McCartney, "meu ídolo maior".
Maura agradeceu aos gaúchos, que acompanham o programa, e mostrou uma bonequinha com sua cara, que a gaúcha Jacke mandou fazer. Voltou ao convidado e pediu a canção "Mantra da Criação". Flavio disse que observava o mundo, conversando na praia, e um papo cabeça o levou à composição, cuja letra é de Ronaldo Bastos, e interpretou a linda música. Isabela perguntou quando foi a primeira vez que ele viu o mar. O artista contou que viajou com a irmã ao Rio de Janeiro, aos 8 anos. "Foi em Copacabana. São boas lembranças de verões no Rio de Janeiro..." E Maura disse que a sensação de ouvir sua música é como ver o mar.
Maura presenteou Flavio Venturini com chocolates Kopenhagen e, em seguida, chamou uma pergunta que chegou em vídeo. Roberto: "Qual o momento mais marcante da sua carreira?" Ele disse ser difícil de lembrar, pois já se emocionou muito no palco e no estúdio e citou um momento com Milton Nascimento, em Santiago de Compostela. A apresentadora comentou que Venturini canta a mesma música, várias vezes, e nunca perde a emoção. Ele disse que ainda treme muito antes de entrar no palco, "depois flui melhor". Maura brincou dizendo que as pessoas também ficam emocionadas quando ele chega.

Sobre sua saída do 14 Bis, questionada por uma internauta, e ele falou "da mesma forma que fizemos um revival com O Terço, com o 14 Bis estamos visando um projeto e vai rolar um DVD". Maura perguntou se ele ainda compõe para o 14 Bis e ele disse que sim. No Chat, Thomas Roth mandou um recado ao amigo; Venturini retribuiu dizendo também é seu fã e que o considera um amigo muito querido. E Maura disse que tem uma antiga foto dos dois juntos.
O internauta André perguntou o que ele acha da MPB dos anos 2000, em relação ao início da MPB. O compositor disse que hoje temos grandes escolas de música, grandes instrumentistas, mas que na MPB o Brasil já viveu a era de ouro. "Tudo é muito comercial, não há muito espaço na mídia para a música boa. A MPB já foi uma grande forma de expressão e hoje não é tão forte". E a apresentadora comentou que os bons sempre têm espaço. Venturini lembrou que a internet democratizou a música, "mas é difícil se destacar nesse mar".
Maura abordou sua parceria com Renato Russo e ele falou que o conheceu na EMI/Odeon. "O Renato Russo pediu para letrar uma música minha e adorei a ideia. Ele nem era o nome que se tornou". Um internauta lhe perguntou de onde veio inspiração para "Linda Juventude" e Flavio disse que é uma homenagem ao Milton Nascimento: "a joia marrom". Maura lembrou o show que acontecerá, em breve, em Brasília: "Será imperdível com participação de Milton Nascimento".
No fim do programa a apresentadora avisou que não comandará o programa na próxima semana, mas voltará em breve, muito breve mesmo. E anunciou o especial sobre relacionamento que será exibido no dia 11, tendo Thomas Roth no comando, enquanto Maura não volta. O programa mostrará entrevistas com Paulo Ricardo, Otávio Mesquita, Kiko Zambianchi, Guilherme Isnard e outros. Ela se despediu de Flavio Venturini, lembrando o show do dia seguinte no HSBC Brasil, e pediu uma música de saideira, "Nascente", também presente em seu novo álbum.

2 comentários:

ivandro disse...

Sou fã deste cantor tenho vários cds dele valeu a dica obrigado.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!