27/8 Entrevista e Chat com os integrantes da banda Beatles 4ever







Aniversário de 2 anos do Você.Net
foi comemorado ao som de Beatles

Dia 27 de agosto, Maura Roth comemorou o aniversário de dois anos do programa Você.Net. E, para festejar a data, a apresentadora preparou um programa especial com a participação do Beatles 4ever, a primeira banda cover brasileira dos Beatles. Os convidados Marcus Rampazzo (George Harrison), Ricardo Felício (Ringo Star), Fábio Colombini (John Lennon) e Ricardo Júnior (Paul McCartney) discutiram a beatlemania, comentaram sobre o preciosismo do trabalho que desenvolvem e brindaram os internautas com musicais acústicos e ao vivo.

O primeiro bloco foi marcado pela interpretação de "Love Me Do" e, na sequência, veio uma série de perguntas para o quarteto. Sobre a origem da banda, Marcus Rampazzo contou que a primeira formação foi em 1980; ele é o único remanescente daquela época. Antes disso, ele queria fazer um tributo ao quarteto inglês, pensou em um projeto solo tocando Beatles, mas acabou realizando o sonho de ter uma banda cover. "Antes da formação, foram, aproximadamente, quatro anos de pesquisa e estudos até montar o espetáculo Beatles 4ever", contou. Outra curiosidade: Ricardo Júnior revelou que aprendeu a tocar baixo canhoto para dar mais veracidade à sua "personalidade Paul McCartney".
A fim de homenagear seus ídolos e tentar entrar no Guiness Book como a banda que realizou o evento mais longo, ininterrupto (16 horas), com músicas dos Beatles no Brasil, eles fizeram uma maratona de apresentações com os 16 álbuns, no Teatro Crowne Plaza, em 2007. Maura perguntou se eles tiveram alguma preparação física para resistirem a tantas horas no palco. "Foram 220 músicas e, quanto à preparação, um fisiologista nos ajudou com uma dieta especial nas semanas anteriores e no dia dos shows; fora isso, a adrenalina do público nos mantinha incansáveis". E adiantaram que pretendem repetir a dose.

Uma internauta perguntou o que eles acharam da interpretação de músicas dos Beatles no filme Across The Universe, de Julie Taymor. Comentaram que esses projetos são validos porque ajudam a perpetuar as relíquias dos Beatles e, depois, cantaram "Hard Day's Night". Logo a seguir, uma participação em vídeo questionou: "Como é viver por 30 anos cantando Beatles? Vocês perderam um pouco da identidade?" Marcos se manifesta: "quando vou ao shopping, geralmente não encontro o que gosto, mas, como colecionador, quando acho alguma coisa que o George Harrison usava eu compro por causa dele". Colombini deu também seu parecer: "a gente estuda muito a parte gestual no espelho, mas a personalidade não; e quando estamos compondo para um trabalho à parte, mesmo sem querer, a influência deles é muito forte".

Na hora da interação com a plateia surgem duas perguntas: uma sobre as quantas horas diárias eles ensaiam e, outra, sobre o maior público para o qual já tocaram. "Hoje em dia não ensaiamos tanto, somente para maratonas das quais participamos, mas costumamos revisar o repertório. E o maior público que tivemos foi na Virada Cultural de São Paulo com mais de 10 mil pessoas". Falando em multidão, a apresentadora pediu uma música que, segundo ela (e com razão), levanta multidões: "Help".
Os músicos também comentaram em tom de pilhéria, respondendo a uma pergunta, que se vissem hoje os Beatles "morreriam de medo". Muitos risos. "Falando sério, ficamos sabendo que Paul virá em turnê ao Brasil e estamos mexendo os pauzinhos para encontrá-lo". Sobre as músicas mais pedidas, disseram que, depois de um projeto interativo no qual a plateia escolhia as canções, chegaram perto de saber quais são as preferidas: "Hey Jule", "Help", "Hard Day's Night" e "Let It Be". Eles também contaram que, com exceção do Marcus Rampazzo, não usam os adereços do quarteto de Liverpool o tempo todo, só nos shows.

O mercado beatlemaníacos também foi tema do talk show. Disseram que é extenso; "a mídia continua publicando muito sobre Beatles e até um jogo de vídeo game sobre eles está pra ser lançado". Alguém quis saber como fazem para manter o visual e eles respondem que passam horas no cabeleireiro e que o diferencial da banda não é só a sonoridade, mas também o vestuário. "Procuramos ir fundo. Os fãs dos Beatles são fiéis e conhecem muito. Mesmo fazendo cover temos a necessidade de levar novidade aos nossos shows".

A última pergunta do programa foi referente ao que os faz gostar tanto de Beatles, ao ponto de dedicar a vida a eles. "Nosso trabalho é como qualquer outro, somos músicos e fãs dos Beatles, só fazemos o que gostamos, é bem mais que trabalho, é prazer, e recomendamos: faça o que gosta e acabará fazendo bem feito". Depois dessa, o Beatles 4ever fechou o Você.Net com chave de ouro ao som da composição "I Should Have Know Better".

Nenhum comentário: