20/8 Entrevista e Chat com a banda Barra da Saia





Adriana Farias, Julia Lage, Adriana Sanchez e Fernanda Kostchak foram as convidadas de Maura Roth, no dia 20 de agosto, no Você.Net. As moças são integrantes da primeira banda brasileira, essencialmente feminina, no segmento denominado por elas de roça’n roll, uma mistura da música raiz e caipira com pitadas do country e do rock’n roll.
A entrevista começou em grande estilo com o balanço da música "Para tudo que eu cheguei", faixa do segundo álbum do grupo, Roça’n Roll, indicado ao Gramy Latino na categoria de Melhor CD Regional. Depois de botar a plateia para dançar as meninas da Barra da Saia falaram sobre a novidade da banda: O DVD Barra da Saia Ao Vivo, projeto que conta a trajetória de 10 anos do grupo e traz participação especial de Sérgio Reis, As Galvão, Pepeu Gomes e Zeca Baleiro, entre outros.
Logo no começo, a apresentadora quis saber se quando elas se conheceram já trabalhavam com música sertaneja ou se vinham de outras vertentes musicais. Adriana Farias contou que ela já trabalhava com o cantor Leonardo, Adriana Sanches com Roberta Miranda, Fernanda Kostchak com uma orquestra sinfônica e Julia Lage tinha um trabalho mais voltado para o pop rock. Segundo Adriana Sanches, mesmo atuando em projetos diferentes, elas já tinha em mente a ideia de formar uma banda, mesmo sabendo da responsabilidade de se ter carreira independente.
Maura comentou sobre o estilo animado da banda e Fernanda completou dizendo que "dessa forma, pode-se estar mais perto do publico" e também ressaltou o fato gratificante de terem levado o violino para o um maior numero de pessoas. Falaram também das composições próprias; as duas Adriana (Sanches e Farias) compuseram várias músicas para o repertorio da banda. Pelo Chat, onde muitos internautas acompanhavam o bate-papo, Maristela, disse que elas não estavam só fazendo sucesso com a música, mas também com o publico masculino; inclusive um internauta perguntou se elas eram casadas. Em coro, responderam fazendo graça, que são 10 anos de convívio, mas são só amigas.
Os primeiros vídeos trouxeram questões sobre a época em que começaram a cantar e sobre as influências musicais. Adriana Faria teve contato com o violão e começou a cantar, aos 9 anos; Julia começou a tocar contrabaixo e teve influencias diretas do pop rock dos tempos de bandas de garagem, "mas o sertanejo sempre fez parte da minha vida", conta; Adriana Sanchez tocava piano, sonhava em ser bailarina e acabou como sanfoneira, "o acordeon caiu na minha vida de para-quedas e me dominou", comentou. Fernanda falou que teve formação clássica e sempre se interessou por estilos musicais que usassem o violino como instrumento de frente, além de música latina, sertanejo de raiz, pop e rock. "Temos influências da musica folk e celta, muito parecidas com o country presente em nossos shows", disse Fernanda, e Adriana Sanches finalizou: "O roça’n roll foi um estilo que criamos para mostrar que a música não tem fronteiras, mas é preciso modernizar; o artista tem que deixar seu tempero, dar sua pitada".
A segunda musica que elas mostraram está no DVD e, como elas mesmas disseram, trata-se de um recadinho da mulherada para os homens: "Não brinca com o meu coração". Hora da pergunta da plateia: "como vocês se veem daqui 10 anos?". A resposta: "fazendo o que fazemos hoje, com muito mais seguidores, tocando muito e, claro, juntas". Outras participações em vídeos indagaram sobre a escolha do roça’n roll; como surgiu? Em algum momento tiveram medo de ousar? "Medo nunca tivemos, ousadia sempre teve espaço, criamos nosso próprio rótulo, o roça’n roll do Barra", falou Julia, e Fernanda disse, "10 anos é um bom tempo para experimentar". E para encerrar o bloco cantaram um dos clássicos da musica raiz, "Beijinho doce".
Sobre o figurino dos shows, explicaram que contam com ajuda de figurinistas e que, basicamente, ele transita entre o feminino e o forte. A convivência diária também foi abordada e elas explicaram que se dão bem: "chegamos sempre a um acordo e somos muito frenéticas". Outra pergunta foi sobre um momento especial da carreira da Barra da Saia. "Quando fizemos abertura do show do Leonardo no Canecão, a gravação do DVD e a viagem à Argentina representando o Brasil na Fiesta Nacional del Chamamé com as pessoas de pé nos aplaudindo". A última pergunta foi sobre como elas administram as diversas tribos, já que o som da banda mescla vários estilos. "A música sertaneja está no sangue de todos, temos visto em nossos shows um público bem diversificado, que vai de metaleiros a sertanejos, e pessoas que aprendem a gostar dessas misturas", declarou Fernanda. E, despedindo-se da galera, elas cantaram "Seu DJ", primeiro hit da Barra da Saia, e "Galopeira".
Para adquirir os CDS da Barra da Saia, conhecer melhor a banda e ficar por dentro da agenda acesse http://www.barradasaia.com.br/.

Nenhum comentário: