13/8 Entrevista & Chat com o Mágico e palestrante Rafael Baltresca





O Você.Net – do dia 13 de agosto - promoveu uma mágica. Maura Roth recebeu o mágico, conferencista e Practitioner em Neurolinguistica Rafael Baltresca, que une magia e ilusionismo em seu trabalho em busca de melhorar a vida profissional e pessoal das pessoas. Ele foi eleito, em 2006, o Mágico do Ano e é considerado um dos conferencistas mais criativo da atualidade.
Logo que recebeu as boas vindas da apresentadora o entrevistado já cativava a atenção dos espectadores on line e presentes no estúdio com um livro inusitado, o qual, quando ele trocava as páginas, pegava fogo. Foi nesse clima descontraído e aquecido pelo ilusionismo de Baltresca que começou mais um Você.Net.

Maura Roth foi logo pedindo para que o convidado esclarecesse o que é Programação Neurolinguistica (PNL). Rafael disse que é um conjunto de técnicas que mescla várias áreas da psicologia em busca da realização dos mais diferentes objetivos como, por exemplo, comunicar-se melhor, vender melhorar e, taxativamente, ele definiu a programação: “é ciência da excelência”. Maura aproveitou e perguntou o que faz com que as pessoas se interessem e comece a praticar essas técnicas. “A maior procura por elas vem de pessoas que desejam conquistar seus sonhos”. Respondeu. A apresentadora, então, pediu para que ensinasse uma dessas técnicas para realizar os sonhos.

Baltresca contou que o segredo está em, primeiro, saber o que realmente se quer; depois, descrever por escrito, detalhadamente, o desejo. E exemplificou: “Se a pessoa quer entrar em uma faculdade, deve especificar o nome dela, o ano em que quer entrar e a data de término do curso. E se for preciso, escrever até o valor da mensalidade que está disposto a pagar”.

Uma internauta perguntou se um sonho maior leva mais tempo para se tornar real. Baltresca disse que isto é relativo, “o sonho grande para uns pode ser um sonho simples para outros e levar menos tempo para se realizar”. O primeiro vídeo com pergunta questionou se em suas palestras ele costuma misturar a mágica com programação neurolinguística. Ele esclareceu que o uso da magia ajuda a descontrair e facilita a compreensão das mensagens. Novamente, o convidado surpreendeu todos com outro número de mágica, desta vez, utilizando um baralho, que deixou boquiaberta Maura e sua plateia.

Uma participação interessante em vídeo foi de Márcia, que também é Practitioner em PNL. Ela perguntou como ele vê a questão da espiritualidade na PNL, além de questionar se foi a partir da técnica que ele chegou às praticas de ilusionismo. Baltresca disse que procura não invadir as crenças das pessoas; “se elas têm uma crença, seja qual for, acredita-se que a espiritualidade funcione”. E complementou dizendo que a PNL veio depois do ilusionismo: “Sou mágico profissional, há oito anos, e nos últimos três anos trabalho com PNL”.

Respondendo pergunta da plateia, a partir do sorteio da caixinha surpresa, Rafael contou que o maior desafio de sua carreira foi migrar da engenharia para algo lúdico como a mágica. Um internauta quis saber se o mágico já realizou alguma meta a partir da PNL. “Muitas. Uma delas foi o sonho de criança em ser palestrante, falar com multidões e ser mágico. O legal não é só a realização do objetivo; é o caminho, pois não existe caminho para felicidade, ela é o caminho”. Surgiu também um desafio: Existem metas impossíveis? “Se você achar que algo é impossível será mesmo, mas se achar possível encontrará ferramentas para torná-lo real. Isso se chama ‘profecia alto realizada’: pensar que alguma coisa vai dar errada e firmar esse pensamento acaba mesmo não dando certo. Isso não é magia”.

Outra mágica encantou o público, a da garrafa de champagne que, depois de alguns toques em uma sacola de papel, desapareceu. Do Chat vieram vários comentários sobre a perfeição dos números de Baltresca e uma pergunta sobre o uso da hipnose. O convidado revelou que lança mão de algumas ferramentas da hipnose em suas palestras, pois, segundo ele, ajuda na concentração e no foco dos pensamentos.
Outro assunto na pauta da entrevista foi o ponto de equilíbrio entre emoção e lógica. O entrevistado explicou que somos 90% emoção e que todos os sentimentos são bons, bastando saber lidar com eles. Mais um número de ilusionismo animou o estúdio do Você.Net, antes de Baltresca contar que a primeira mágica que fez quando criança foi bem simples, usando um ovo, e que, para criar os números, usa criatividade, imaginação e ousadia. Também falou que, à vezes, acontece de se atrapalhar em um número, “mas sempre dá para consertar”. Sobre o sucesso de seus shows, o convidado disse que gosta muito do que faz e por isso o espetáculo funciona e agrada a todos. E terminou o programa com um número de ilusionismo, utilizando símbolos de um dado. O programa foi, realmente, mágico!

Nenhum comentário: