6/8 Entrevista e Chat com Padre Juarez de Castro





O Você.Net abriu espaço para a música cristã e recebeu no dia 6 de agosto, o Padre Juarez de Castro, sucesso absoluto no gênero e fenômeno de vendas de CDs no Brasil. No primeiro bloco do programa Maura Roth deu destaque às cenas do making off da música "O médico dos Médicos", interpretada pelo convidado com participação do Padre Antônio Maria.

As participações em vídeos logo marcaram presença de internautas que queriam saber se em algum momento o Padre Juarez ficou dividido entre a religiosidade e a música e como estas duas profissões estão associadas. "Cantar é um complemento na carreira de padre, a música foi um recurso que descobri para evangelizar, orientar e, além do mais, é uma das maneiras mais rápidas de chegar ao coração das pessoas", esclareceu.
Sobre o celibato, o Padre Juarez disse que ao se decidir pela carreira religiosa, tudo ficou muito claro. "É uma decisão como muitas outras que devemos tomar durante a vida; eu estava consciente de que não poderia me casar e deveria dedicar minha vida às outras as pessoas". E, bem humorado, brincou com a plateia, dizendo que a diferença entre ser e não ser padre não é muito grande: "assim como vocês, aqui presentes, deixarão todos os homens ou mulheres do mundo para ficar com uma única pessoa, eu, sendo padre, deixei todos, mas para não ficar com nenhuma pessoa".
A apresentadora quis saber qual motivo o levou a se tornar padre e quando descobriu a vocação. Juarez contou que tudo começou quando ainda era criança, época em que estudava numa escola de padres, onde observava e admirava os gestos de bondade e caridade do padre Sérgio. Porém, junto à decisão de se tornar padre, Juarez de Castro enfrentou uma das decisões mais difíceis: enfrentar a família que não apoiava sua decisão, o que só aconteceu com o tempo, "com ajuda de muitas orações para Nossa Senhora". E completou: "Meu pai dizia que não criara um filho para ser padre, mas depois queria até se confessar comigo".

No Chat, uma internauta relatou que estava infeliz no casamento e queria se divorciar. Perguntou ao Padre Juarez o que ele achava do divórcio. "Existem casamentos e casamentos; alguns não deveriam nem ter acontecido, como no caso de casamento por obrigação ou de pessoas que não se gostam, que deveriam ser considerados nulos, mas parece que esse não é o seu caso". E a aconselhou que ela pensasse bem antes de qualquer decisão, para ver se tem certeza de que não é só uma crise. Ele ainda associou a união conjugal à dança, "que não deve ser muito ‘coladinha’ senão um dos dois pode tropeçar e cair. Casamento é dar os passos juntos e no mesmo ritmo". Completou.

Maura pediu que ele falasse aos internautas sobre seus programas no rádio e na televisão. Padre Juarez de Castro então convidou a todos para conhecer seus programas na Rádio Capital AM (9 horas) e Rádio Nove de Julho AM (21 horas), também na TV Século XXI, às segundas-feiras (18 horas) e encerrou o bloco com a música "Você É Um Milagre", contagiando a plateia, que se levantou e cantou junto com ele.
No quadro em que o entrevistado escolhe um número, correspondente a alguém da plateia, a pergunta que foi: "Qual é a sua maior meta"? O Padre cantor disse que é, até o final do ano, finalizar o repertório do próximo CD e complementou: "devemos sempre acordar tendo metas, pois isto é essencial para se sentir vivo". Logo depois, um webespectador fez uma pergunta curiosa, se ele aceitaria participar de um reality show... "Nunca pensei sobre isso, mas a resposta é não. A rotina de padre é simples, não acho interessante para esse tipo de programa".
Participando por meio de vídeo, uma internauta perguntou sobre o dia-a-dia do Padre Juarez. Ele revelou que sua jornada diária começa cedo; às 6 horas já está no programa de rádio, depois tem missa, visita igrejas nas periferias e responde e-mails de fiéis. "Assumi também o cargo de Secretário Geral do Vicariato da Comunicação na Arquidiocese de São Paulo e viajo por todo o Brasil para fazer shows", explicou. Uma participação ilustre nesta edição do Você.Net foi a do Frei Francisco que também mandou seu vídeo. O Frei questionou o padre sobre como eles, religiosos, devem transmitir a citação de Jesus, "amai-vos uns aos outros", ao mundo moderno. E ele foi categórico: "O amor não deve ser apenas transmitido, é algo que deve ser mostrado e quando falo em amor devo mostrar esse amor".

A pergunta que encerrou a entrevista de Padre Juarez de Castro se referia ao álbum Deus Está Aqui, indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã. A internauta quis saber como é receber um prêmio tão importante. "Primeiramente não acreditei, depois fiquei muito feliz, não por mim, mas pela música cristã, que concorreu com grandes artistas e levou esse prêmio". E, Para se despedir, o padre cantou "O Sol", sucesso da banda Jota Quest.

Nenhum comentário: