7/05 Entrevista com os jurados do programa Astros


Você.Net do dia 7 de maio, foi duplamente especial. A Alltv completou mais um ano de sucesso e, para a festa ficar completa, Maura Roth recebeu quatro grandes produtores musicais, que também ocupam a bancada de jurados do programa "Astros" do SBT: Carlos Eduardo Miranda, Cynthia Zamorano, Thomas Roth e Arnaldo Saccomanni, que agitaram a sala de visitas da apresentadora. O clima ficou ainda mais animado com a participação de uma bela platéia no estúdio, composta por fãs, que conferiram de perto o bom humor e o carisma dos convidados ao responderem perguntas dos internautas, via Chat, vídeos e e-mails.
Uma das curiosidades mais frequentes entre os internautas, incluindo um ex-participante do programa, era sobre os novos critérios de avaliação da nova temporada de Astros. Miranda disse que o participante deve se apresentar e "quebrar tudo" ou então "volta para casa de banho tomado", referindo-se às duras críticas dos jurados aos candidatos que não mostram um bom desempenho; Cyz declarou que também será mais exigente; Arnaldo alerta: "Agora o buraco é mais embaixo. O grau de dificuldade está aumentando e meu conselho é que os candidatos se preparem mais". E Thomas finaliza: "Estamos ainda mais rigorosos. A condição dessa nova temporada nos impõe isso; é importante lembrar que agora, ao invés de nove, serão somente cinco vagas na final".
Sobre as divergências que costuma ocorrer entre eles nas avaliações, principalmente quanto à escolha dos finalistas, Miranda, Cyz, Arnaldo e Thomas concordaram que isto realmente ocorre, podendo haver dúvidas. Mas esclareceram que sempre chegam a um bom senso, pois existe muita confiança entre eles.
Um assunto que não poderia ficar de fora da conversa - a participação de candidatos bizarros no programa, “os excluídos” - foi ponto alto da entrevista. Os jurados foram questionados sobre essas "personagens" e se eles deveriam continuar tendo espaço no Astros. Cyz disse que "são legais, desde que não passem dos limites"; Miranda admite que há dias em que ele até prefere os bizarros a ter que "aturar a desgraceira daqueles que cantam mal"; Thomas defendeu a importância dessa mescla feita pela produção: "se fosse um programa só de música com pessoas que cantam bem e outras que não sabem cantar, ficaríamos nadando em água morna. Os bizarros descontraem, proporcionam alegria ao publico e a nós mesmos, mas também não gostamos só de bizarrice. Ficamos muito felizes em dar força às pessoas bacanas e aos bons artistas".
Também foi perguntado aos jurados se já aconteceu algum arrependimento sobre uma decisão ou uma decisão injusta. Arnaldo disse não lembrar de ter desclassificado alguém que cantasse muito bem e Miranda disse que não se arrepende das escolhas, "até porque depende muito do momento e talvez aquele fosse o memento daquela pessoa ganhar e pronto". Thomas concordou com Miranda e disse que, "na condição de jurados, estamos lá para sermos justos, impulsionar carreiras e não para atrapalhar os jovens". Já Cyz contou que, às vezes, acontece um arrependimento de sua parte, quando está em uma situação na qual tem que dar "não" a um candidato que tinha condições de receber um "sim".
Os convidados afirmaram que não existe uma fórmula ideal para ser um grande astro, mas, segundo Miranda, uma dose de empreendedorismo, força, determinação e boa música são itens que somam. Para Thomas, "o Astro ideal pode ser comparado ao amor, não tem explicação" e Cyz disse ser assim mesmo: "é uma identificação com o artista, com algo próprio dele que o faz ser um astro”. Arnaldo ainda falou: "existem dois tipos de Astros: aquele que quer se inserir no mercado.. tocar no rádio, estar na mídia... e aquele que deseja ter um trabalho alternativo; para cada um, existem pré-requisitos". Esse assunto culminou com a discussão sobre os fatores considerados na hora do julgamento. Os convidados afirmaram que se amparam no conjunto dos fatores, mas ressaltaram que carisma, talento, dedicação e simpatia nunca são demais.
Não faltou comentário sobre Susan Boyle (o "fenômeno" do momento), que segundo Arnaldo não é nenhuma novidade. "Existem muitos talentos por ai no anonimato" e exemplificou citando um dos talentos descobertos no programa Astros, o cantor Terra Preta, um rapaz que levava uma vida simples de ambulante e que encantou os jurados e o Brasil inteiro com sua voz e seu talento. "Esse é um dos fatores que mostra porque os realitys shows dão audiência, é espaço aberto a todos, sem nenhuma exceção, para mostrar seu trabalho". E Thomas finaliza dizendo, "afinal, todo mundo tem em si um pouco de artista".
Depois de esclarecerem dúvidas e provocar muitas risadas nos estúdio e também nos internautas, essas feras da música que já conquistaram uma legião de fãs, cada um com seu jeito de ser e carreiras de sucesso, os jurados se despediram do Você.Net respondendo uma pergunta final. Uma internauta quis saber qual foi o momento mais marcante para cada um, durante as gravações do programa. Cyz foi a primeira a responder dizendo que foi a vitória na final de Shirley Carvalho; Miranda falou que "ver o Arnaldo elogiando o Thomas e Cyz cantando no último programa da primeira temporada de Astros foi demais". Thomas e Arnaldo também comentaram sobre seus momentos de emoção.
E, já que o assunto era emoção, o programa da Maura Roth foi brindado com um momento especial: Thomas e Cyz atenderam pedidos e fizeram um lindo dueto interpretando a canção "Devolva-me", de Adriana Calcanhoto.
Gostou? Então fique ligado e não perca a segunda temporada de "Astros". Toda quarta-feira, às 20 horas. Mais informações:
http://www.sbt.com.br/astros/

Nenhum comentário: