21/05 Entrevista e Chat com Helio Cicero e Eduardo Semerjian atores da peça "O Fingidor"





Helio Cicero e Eduardo Semerjian, atores da peça
“O Fingidor”, levaram a poesia de Pessoa ao Você.Net

Maura abriu o programa dando as boas vindas aos entrevistados, Helio Cicero e Eduardo Semerjian, e falando sobre a peça “O Fingidor”, de Samir Yazbek. Disse que o público vem recebendo muito bem o espetáculo, que, em sua opinião, “é maravilhoso”. Os entrevistados revelaram que trabalham muito em busca da perfeição em cena e que toda sexta-feira ensaiam, exaustivamente, para que a próxima sessão seja sempre melhor. “Antes de entrar em cena, tentamos aprimorar todos os detalhes”. E falaram sobre a longa trajetória da peça, que emociona e toca muita gente.

Maura mostrou um vídeo e perguntou a eles sobre a cena exibida. Os entrevistados contaram que a “O Fingidor” se passa em 1935, quando Fernando Pessoa (Helio Cicero) lê um anúncio de um crítico literário (Eduardo Semerjian) procurando um datilógrafo e se disfarça para conseguir o emprego com este homem que fará uma conferência, exatamente, sobre a obra de Pessoa. Maura perguntou de onde surgiu a idéia da peça. Os entrevistados disseram que o poeta se caracteriza pelos seus heterônimos e argumentaram: “Porque ele não criaria também um personagem heterônimo”, brincando com o disfarce do poeta na peça.

Ainda completam: “A vida e a poesia de Pessoa aparecem de maneira original. Ficção e realidade conseguem se mesclar, primorosamente, nesse texto agraciado com o Prêmio Shell, mas o grande prêmio é mesmo a longevidade. O Ministério da Cultura nos apoia e ajuda a divulgar”. Contam que a peça tem 10 anos de história e que pretendem entrar no Ginnes Book. “O espetáculo foi também adaptado para a série Direções, da TV Cultura, e ainda vamos transformá-lo em cinema”.

Muitos internautas perguntaram onde a peça está em cartaz: “no TUCA, em São Paulo, mas irá para outras cidades em breve”, responderam. Maura perguntou a Helio Cicero sobre o sotaque de seu personagem e ele brinca com o jeito português de falar para homenagear os patrícios e Fernando Pessoa. Uma pergunta gravada em vídeo questionou se eles tiveram que ler muitas obras de Pessoa e sobre o preparo para a encenação. “Primeiramente, ler muito Fernando Pessoa é fundamental e, curiosamente, ele publicou uma única obra em vida. Existe um baú de manuscritos, muitos ainda não publicados”. Maura pergunta quem é Pessoa para eles. “Certamente ele foi especial. Conseguiu mostrar na sua obra genial que cada um de nós podemos ser várias pessoas. Seus heterônimos tinham personalidade completa”. Maura quis saber se os heterônimos eram baseados em pessoas reais e eles respondem que não. “Alguns dizem que ele psicografava seus personagens. Ele tem obras escritas de uma tacada só, por um impulso criativo invejável”.

Respondendo à dúvida da apresentadora, explicaram que o texto é todo fictício, mas baseado em Pessoa e que o autor, Samir Yazbek, percebeu que poderia utilizar a vida e a obra do poeta para completar uma peça, uma ficção, e assim nasceu “O Fingidor”. Semerjian falou sobre o laboratório para a montagem que, por se passar numa época específica, estudaram a linguagem e as características dos heterônimos, inclusive o mapa astral deles, criados pelo próprio Fernando Pessoa. “Nossa preparação corporal foi feita pelo Helio Cícero; a embocadura, o modo de falar as poesias da peça... A preparação durou quatro meses e continuamos a ensaiar até hoje”.

Os internautas pediram para que mostrassem um poema e Semerjian  recitou Ricardo Reis. Maura chamou mais um vídeo da peça. Antonio Max perguntou qual é a maior dificuldade na interpretação e, antes da resposta de Helio, Maura apresentou outro momento da peça: “Quando você se aproxima de um gênio como Pessoa, a grande questão é o impacto que sofre. Ele era reservado. Tudo que sabemos sobre ele é isso, mas ele não era tão reservado assim. Nós brincamos com o personagem e tivemos mais liberdade. A maior dificuldade é manter um afastamento, não se deixar emocionar demais pelas obras, pois isso prejudica um pouco a atuação. Muita gente elogia, adora a peça, mas, por outro lado, muitos fazem críticas ferozes. Como consolo aos críticos, eu garanto que nós nunca fomos desonestos com Pessoa”.


Espetáculo: “O Fingidor”

Texto e direção: Samir Yazbek

Com: Helio Cicero, Eduardo Semerjian, Álvaro Augusto Motta, Antônio Duran, Duda Mattos, Laerte Mello, Regina Remencius, Rubia Reame e Wagner Molina.

Local: TUCA - www.teatrotuca.com.br

R. Monte Alegre, 1024 - Perdizes/SP - Tel: (11) 3670-8455

Sexta e sábado (às 21h30) e domingo (às 19 horas) - Até 28/06/09

Nenhum comentário: