23/04 Entrevista com Toquinho





Toquinho prestigiou o Você.Net
com sua presença e sua música
A apresentadora Maura Roth recebeu, no dia 23 de abril, no programa Você.Net, um ilustre convidado, um dos maiores ícones da música popular brasileira e consagrado violonista, Antonio Carlos Pecci, conhecido mundialmente como Toquinho.
Na entrevista, marcada pelo bom humor e boa música, Toquinho, enquanto dedilhava seu violão, compartilhou com os internautas – na sua grande maioria, fãs do compositor - algumas curiosidades sobre sua carreira e vida pessoal.
Depois de um elogio à incomparável beleza das composições de Toquinho, foi lhe perguntado de onde surgem as inspirações. Ele revelou que "para compor não existe lugar; o mais importante é a circunstância dentro de você, pois a música é uma fusão entre a ideia e o sentimento e, depois, o que resta é trabalhar bem essa ideia". Toquinho contou que, curiosamente, uma de suas canções aconteceu a partir de um sonho que teve.
Os internautas quiseram também saber como foi criada a canção "Aquarela", uma música que continua encantando e sendo lembrada por todos brasileiros. "Esta foi uma das canções mais rápidas que já compus. Ela foi feita em minutos, numa parceria com dois autores italianos, Maurízio Fabricio e Guido Morra, além do Vinícius". Ele conta que fez parte da melodia e, quando leu a letra em italiano, ficou muito impressionado com a criatividade e fez logo uma tradução para o português, tornando-a o sucesso que todos conhecem.
Como prova do reconhecimento do talento de Toquinho, não houve fronteiras para a interatividade do programa Voce.Net: um fã, do Uruguai, após demonstrar sua grande admiração pelo artista e seu trabalho, pediu que ele cantasse uma música que muito lhe emociona, "Ao Que Vai Chegar" (parceria com Vinicius de Moraes). Toquinho, então, deu uma palhinha e, na sequência, respondeu a outro fã, que quis saber como ele conheceu Vinicius e como foi que permaneceu presente na vida dele.
Toquinho respondeu que, antes de Vinicius o conhecer, pessoalmente, houve um encontro casual, quando estava na Itália com Chico Buarque, com Sergio Bardotti que o convidou para participar da gravação de um disco em homenagem a Vinicius de Moraes. Depois que Vinicius conheceu seu trabalho por meio do disco produzido por Bardotti, "iniciou-se a parceria profícua e duradoura, que o destino uniu", afirmou.
Quando questionado se ele gravaria com o rei Roberto Carlos, Toquinho disse que "certamente" e ainda finalizou dizendo que, para ele, "Roberto é o maior cantor da música brasileira e isso desde sempre; na época da Jovem Guarda eu já sabia disso, além do mais, Roberto tem uma qualidade incrível: é a pessoa mais coerente que conheço". Como Toquinho é arrancador de elogios, foi perguntado, sobre como ele se definiria em poucas palavras: "sou um caçador da verdade".
A apresentadora indagou Toquinho sobre o show acontecido, no dia anterior ao programa, realizado no Parque da Independência, em São Paulo, para um público aproximado de 25 mil pessoas, onde ele fez uma belíssima apresentação ao lado do tenor Andrea Bocelli e da cantora Ivete Sangalo. Toquinho disse que "foi emocionante, tanto o encontro como cantar ao lado do tenor", já que era um sonho seu. E ainda contou, em primeira mão, que o show lhe rendeu convite para outro show, na Itália, que será realizado em junho, com a participação de Laura Pausini, Céline Dion, Plácido Domingo e do próprio Bocelli.
No último bloco do programa, Toquinho cantou "Aquarela", "Me Chama" e "La Voglia, La Pazzia" e, atendendo pedido de uma fã mirim, representante do público infantil de Toquinho, cantou a música "Bicicleta". O convidado também falou sobre a parceria com o grupo MPB4, na qual a soma das vozes e as histórias bem-sucedidas na música deram origem ao DVD Toquinho e MPB4 - 40 Anos de Música, que tivemos a oportunidade de conferir alguns trechos. O DVD - que reúne o repertório de Toquinho, suas influências, músicas infantis e parcerias com Vinicius - foi lançado dia 24 de abril, no HSBC Brasil.

Nenhum comentário: