31.07 Entrevista Com Sylvia Bazzarelli






O programa Você.Net recebeu nesta quinta-feira (31/7) Sylvia Bazzarelli, mestre em capoeira e diretora da London School of Capoeira. Brasileira, natural de Guaratinguetá (SP), ela pratica capoeira desde os 16 anos, e graduou-se pela Associação de Capoeira Senzala, de Santos.

Em 1988, com o objetivo de promover e divulgar a capoeira e a cultura brasileira no Reino Unido, especialmente em Londres, ela funda, junto com o mestre Marcos dos Santos, a London School of Capoeira, primeira escola dedicada exclusivamente a modalidade a surgir na Europa.

Desde então, ela vem sendo responsável pela formação de vários instrutores do mundo todo. Entre eles, destaca- se o escritor Gerard Taylor, que escreveu três livros, já publicados, que falam da capoeira e da história brasileira.

Em 1993 a London School of Capoeira cria o grupo de teatro e dança " Passo Co", que dá início a um trabalho de inovação entre a capoeira tradicional, teatro físico e a dança. Como resultado dessa iniciativa foram realizadas cinco produções que foram apresentadas em vários teatros de renome em Londres e no Reino Unido.

Aconteceram também apresentações no palácio real para o príncipe Charles e em importantes festivais, como os de Edinburgh, Womad e Glastonbury. Algumas dessas participações estão registrados nos DVD's "Festival de Capoeira 2002", "Festival de Capoeira 2004", e "Festival de Capoeira 2006 e Passo Co".

A escola já emprestou seu prestígio em campanhas publicitárias para importantes marcas, como Nokia, Elizabeth Arden, Patek Phillipe, Hotéis Holiday In, British Gas (companhia de eletricidade inglesa), o banco alemão Blumberg, e Dome (centro de exposições), além de participar da celebração do milênio Líbano-Beirute. O trabalho da London já foi alvo também de matérias em alguns dos principais veículos de comunicação da Europa.

Durante a entrevista ao Você.Net, além de falar de sua trajetória e dos desafios, tanto como capoeirista quanto empresária, Sylvia mostrou a importância da formação e aprimoramento de um mestre, suas funções e responsabilidades, principais diferenças entre a capoeira de Angola e a regional, tendência e expansão da capoeira na Europa, a importância da capoeira ser considerada uma arte reconhecida e valorizada, e sobre os instrumentos utilizados na capoeira, já que ela é a única luta do mundo que tem acompanhamento musical. Além desses, outros assuntos e curiosidades igualmente importantes foram debatidos e abordados no programa.

Segundo Sylvia nos revelou, os europeus são os que mais frequentam a escola, e de acordo com ela, a capoeira não somente promove o enriquecimento do contato com a arte como proporciona inúmeras vantagens, como equilíbrio e bem-estar, e também traz benefícios físicos ao se adquirir maior flexibilidade, força muscular, resistência física e boa forma.


A London se prepara agora para a comemoração dos seus 20 anos. A solenidade acontece ainda este ano em Londres, e irá contar com palestra do praticante e escritor Gerard Taylor, workshops de capoeira com mestres brasileiros radicados em outras cidades e países (Sombra-Brasil, Ediandro-Barcelona, Paulinho-Atenas, Paulo-Roma, Saulo-Berlin, Bandeira-Lisboa, e Beija-flor-Paris), batismo e graduação de alunos, além da recepção e comemoração na Embaixada Brasileira. Durante os eventos acontecerá também o lançamento do CD Capoeira Remix.

Os mesmos ritmos que compõem uma roda de capoeira, estimulando os jogadores e causando euforia na platéia, agora estarão, por meio de remixagens modernas, compondo o repertório do CD Capoeira Remix, produzido pela Lua Music, e com venda disponível no site www.luamusic.com.br.
Garanta já o seu!!!!!!!!


Mais informações sobre a London School Of Capoeira no sitewww.londonschoolofcapoeira.co.uk


Nenhum comentário: