2/7 Entrevista e Chat com os integrantes da banda Usina



Maura Roth voltou ao comando do Você.Net, dia 2 de julho, em total clima de pop rock. E os convidados que embalaram a sala de visitas do programa, com muita originalidade e som de primeiríssima qualidade, foram os integrantes da banda Usina: Emerson Keiroz (voz), Alexandre Viganó (guitarra), Cristiano Colela (baixo) e Vinicius Guido (bateria).

Depois de apresentar aos web-telespectadores os “caras” da banda e suas devidas funções, a apresentadora perguntou aos músicos sobre a escolha do nome Usina. Eles contaram que o nome esta relacionado à produção musical da banda, que cria muitas músicas e, ao mesmo tempo, mescla as mais variadas influências de cada integrante. Maura também perguntou sobre a formação e convivência entre os integrantes e Emerson esclareceu: “a banda foi fundada em 2000, mas a formação atual já dura 6 anos; éramos amigos ou tínhamos amigos em comum”. Com relação à convivência, ele contou que é como num casamento, há brigas, mas também muita cumplicidade.

Um assunto bastante comentado no Chat e também em mensagens enviadas por vídeo, foi Michael Jackson, o astro pop que partiu, recentemente. Os internautas queriam saber se os músicos foram influenciados por sua música. A resposta foi imediata: “Michael Jackson influenciou muito a nossa geração”. Muitas outras perguntas foram focadas nas influências musicais da banda. Eles afirmaram que elas vêm, diretamente, das bandas pop; algumas internacionais outras nacionais e citaram: Kiss, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Jota Quest. A apresentadora comentou sobre a semelhança vocal de Emerson Keiroz com o vocalista Rogério Flausino e aproveitou para pedir que cantasse a faixa-título do primeiro CD da banda, "Daqui Por Diante".

Sobre o apoio familiar em suas carreiras os integrantes da Usina revelaram que, no começo, houve certa rejeição. Mas com o tempo os familiares foram se acostumando com a ideia e passaram a apoiar e dar força para o trabalho. E revelaram também que, antes do programa Astros (SBT), eles tinham outras profissões paralelas e também não deixaram de estudar. A exclusividade para a banda veio no momento certo e, hoje, conseguem se dedicar somente a música.

Os internautas também questionaram sobre as dificuldades de seguir carreira de músico e de ter um trabalho independente. A trupe foi unânime em dizer que o mais difícil é captar verba de patrocínio, fazer com que as empresas acreditem no trabalho e, junto à banda, fazer com que o sonho se realize. “Mas o fator principal é acreditar em você e investir. Nós, por exemplo, montamos um estúdio próprio”. Também foi frequente a abordagem sobre a participação deles no Astros, a galera queria saber qual era a intenção real deles, quando se inscreveram. Eles contaram que o programa foi um acaso na trajetória da banda. O vocalista Emerson disse que viu a propaganda das audições e anotou o endereço, mas como seria em um dia que não poderia faltar ao trabalho, achou que seria impossível. Por coincidência, passou de carro no local onde estavam realizando as audições e não resistiu; pegou senha e ligou para os outros integrantes, apresentaram-se com uma música própria e acabaram finalistas. Neste momento, encerraram o bloco com um belo acústico da música "Oceano".

O último bloco foi o momento de falar sobre o primeiro álbum da Usina, Daqui Por Diante, que, segundo eles, está saindo do forno. Os músicos também falaram da agenda de shows e responderam a um fã que perguntou sobre o que leva o artista a fazer sucesso. “O segredo está em buscar o teu som, tua identidade; ter entrega e prezar pela qualidade”. Outra pergunta que rolou no final foi sobre alguma situação engraçada que tenham vivido. Contaram que, acidentalmente, foram convidados para tocar em um festival e, no transporte de ônibus, era tudo muito engraçado, só tinha músicos de reggae. “Quando chegamos era mesmo um festival de reggae, mas arriscamos e, apesar da confusão, foi uma experiência gratificante”. Antes de se despedirem do Você.Net, responderam a última pergunta: “O que vocês almejam para Daqui Por Diante?”. Responderam: “Desejamos colher o que plantamos e continuar plantando, produzindo sempre e também trabalhar o lado social, fazendo shows beneficentes para ajudar a quem precisa”. E encerram o programa com a composição "Lugar ao Sol".

Nenhum comentário: