26/02 entrevista com Bárbara e Zé Rodrix




Bárbara e Zé Rodrix: pai e filha dãoo tom ao Você.Net de Maura Roth
Maura Roth recebeu para entrevista, nessa quinta-feira, dia 26 de fevereiro, o multitalento Zé Rodrix, mais conhecido do grande público pelas suas incursões pela música e a também cantora Bárbara Rodrix, que mostram para os internautas que talento pode ser genético.
Durante a entrevista, os convidados contaram sobre o início de suas trajetórias. Zé Rodrix revelou que, no começo de sua carreira musical, as principais influências vieram de seu pai, mestre de bandas. Já com Bárbara foi diferente; ela sempre teve curiosidade em aprender música. Começou com o piano e, logo na sequência, partiu para violão, companheiro inseparável. Quando questionados se o talento seria hereditário, Bárbara e Zé Rodrix disseram que poderia ser sim, um dom genético, sendo que família Rodrix ainda conta com mais dois artistas: o irmão de Bárbara é DJ e a irmã, cantora.
No segundo bloco do Você.Net Bárbara contou que começou a compor aos 11 anos e que procura sempre expressar em suas canções sentimentos ligados ao que ela pensa e vive. Como falavam sobre composições, Rodrix contou como aconteceu o encontro da música "Casa no Campo" com Elis Regina. Segundo ele, a música não foi encomendada; ele fez a letra e Tavito a musicou. "Casa no Campo foi escrita em um ônibus, entre Brasília e Goiânia, depois venceu o Festival de Juiz de Fora e um dos prêmios era o direito de defendê-la no Festival Internacional da Canção daquele ano”, comentou o autor e ainda revelou que, ao sair de um ensaio, Elis Regina, que era jurada do festival, disse que iria gravar aquela música e foi ela quem lhe deu o formato final, tornando a mesma memorável. Curiosamente, aconteceu uma situação parecida com a filha Bárbara, que em um de seus shows, interpretando a canção "Com Razão", conheceu a cantora Julielle quem também gravou a composição.
A apresentadora e os convidados falaram sobre o atual panorama musical brasileiro, levando em conta a tamanha bagagem e experiência de Zé Rodrix, que também produz dezenas de artistas. Maura Roth perguntou para Rodrix o que ele diria para quem está começando uma carreira musical ao que ele respondeu: “Diria que o estudo é complementar, o mais importante é ter talento, vocação e ser honesto consigo mesmo”.
A apresentadora e os convidados falaram sobre o atual panorama musical brasileiro, levando em conta a tamanha bagagem e experiência de Zé Rodrix, que também produz dezenas de artistas. Maura Roth perguntou para Rodrix o que ele diria para quem está começando uma carreira musical ao que ele respondeu: “Diria que o estudo é complementar, o mais importante é ter talento, vocação e ser honesto consigo mesmo”.
Relembrando as músicas inesquecíveis de seu repertório, Zé Rodrix, interpretou as canções "Casa No Campo", número inevitável em seu repertório, e "Soy Latino Americano", faixa título do seu álbum de maior sucesso.
Bárbara contou que está finalizando seu primeiro CD, o qual conta com arranjos do pai e participação de grandes músicos como Tavito, Webster Santos, Albino, Pedro Ivo e outros. A canja da foi com as canções "A Razão", "Queria Saber Por Que" e "Sem Teto Dá Pra Ver o Céu" (esta é trilha da novela "Revelação", do SBT).
Zé Rodrix é compositor, músico, maestro, arranjador, autor teatral, diretor e escritor e profissional da criação, há 42 anos. Continua fazendo shows com o trio Sá, Rodrix e Guarabira, com quem lançou um CD/DVD e, em breve, virá outro só com inéditas. Com o parceiro Tavito, ele apresenta o show A Casa no Começo da Rua e também arrebata platéias com seu espetáculo próprio. Rodrix tem seu próprio birô de criação publicitária, o CriAnon; produz CDs de outros artistas; escreve e dirige musicalmente espetáculos teatrais, além de trabalhar junto ao Clube Caiubi de Compositores, do qual já foi curador. Recentemente, o escritor lançou o Box de sua Trilogia do Templo (romances históricos sobre o percurso da Maçonaria no mundo) e, para 2009, prepara o e-business de sua empresa, Noites do Brasil, onde comercializará e disponibilizará para o público toda a sua obra, assim como a de seus pupilos.
Bárbara Rodrix, 18 anos, aprendeu sozinha a tocar violão; estudou na ULM e foi aluna de Camilo Carrara. Compositora, ela tem parcerias com vários autores da nova geração da música. Julielle (cantora do Amapá) gravou sua canção “Com a Razão” e a trilha da novela Revelação (SBT) traz outra música desta jovem artista, “Sem Teto Dá Pra Ver o Céu”. Bárbara já fez vários shows em São Paulo e o lançamento de seu primeiro CD - com arranjos de Zé Rodrix está previsto para maio deste ano.

Nenhum comentário: