16/7 Entrevista e Chat com João Passos



João Passos fala sobre a vida de
fotógrafo de celebridades no Você.Net

Maura Roth recebeu, no dia 16 de julho, o fotógrafo João Passos, que começou a entrevista revelando que a fotografia era um hobby, mas acabou virando profissão. Ele abandonou a prancheta (fazia ilustrações para livros didáticos) e seguiu o conselho da ex-mulher, psicóloga, assumindo de vez a câmera.


A primeira pergunta, que veio de Brasília, questionou o significado de paparazzi e se o fotógrafo se considera um deles. Ele disse que “no Brasil essa cultura de paparazzi não é tão grande, pois as revistas não pagam muito pelas fotos; só se for um furo”. Maura lhe perguntou qual a primeira pessoa famosa que ele clicou: “Maurício Manieri”, respondeu e relatou a história de sua estreia no mundo das celebridades.

Quando era estagiário no lançamento de uma revista, fez muitos contatos e foi à redação da Revista Tititi, pois queria fotografar pessoas. Isso ele sabia! Conheceu Márcia Piovesan, que logo depois o chamou para cobrir uma festa de Maurício Manieri, cheia de famosos. Quando só restava ele de fotógrafo no ambiente, apareceu Carla Perez, que começou a flertar com Ranieri Iglesias. Passos fez fotos do casal trocando beijos e carícias, que renderam quatro páginas, além de capa na revista Caras. Foi o furo que precisava para deslanchar na carreira.

Uma internauta quis saber o que mais conta para uma boa foto, se é a pessoa fotogênica, a máquina ou o fotógrafo. Ele respondeu que a luz é fator imprescindível. “Existem traços mais ou menos fotogênicos; às vezes a pessoa de traços finos fotografa melhor”. Ele também comentou que prefere clicar mulheres, mas também fotografa muitos ambientes de trabalho.


João Passos revelou à apresentadora que se emprenha muito para fazer a pessoa se soltar na hora da foto, fazendo amizade, expondo os melhores lugares como cenário e deixando-a muito a vontade. E sobre a dificuldade com aqueles que não gostam de se deixar fotografar, principalmente os empresários, ele disse que, muitas vezes é por timidez ou não estarem preparados, sem produção. “É preciso saber respeitar”.

O fotógrafo também revelou que não gosta muito de ser fotografado, “só para registrar viagens”, e que já clicou algumas pessoas de quem é fã como Pelé, Hebe Camargo e Gisele Bündchen. Maura mostrou a revista com a apresentadora Hebe, em Dubai, ano passado; ela e seus convidados no meio do deserto. “As fotos parecem pinturas!”

Teve gente no Chat querendo saber sobre o limite para não invadir a privacidade dos artistas. Passos disse: “os artistas precisam da mídia, mas há o momento da privacidade, temos que ter o feeling, perceber essa linha tênue, que vai da sensibilidade de cada um”. Outra espectadora perguntou sobre o lado ruim e lado bom
do trabalho e ele respondeu que o bom é fazer o quê gosta ao lado de pessoas bonitas e a concentração no trabalho, interagindo e observando. “O lado ruim é não poder aproveitar a festa”.

O fotógrafo ainda deu dicas para os iniciantes, como ter paixão pelo trabalho, equipamento adequado, estudar e praticar. Mostrou fotos de Gisele Bündchen e contou que na entrevista ela não queria fotografar, mas acabou posando. Depois, fotos do jogador Kaká, em Milão, e de Otávio Mesquita em capa de revista.

O paulistano João Passos é fotografo profissional, há 11 anos. Trabalhou para as revistas Ana Maria, Tititi e Contigo. Desde 2002, ele presta serviços para Revista Caras, entre outras publicações.

Nenhum comentário: