4/12 Entrevista com Mauricio Gasperini





O programa Você.Net recebeu nesta quinta-feira (4/12) o cantor e compositor Maurício Gasperini.
Acompanhado sempre de um violão, Gasparini começou a despontar no cenário da música pop nacional em 1979, ao vencer o famoso festival do Colégio Objetivo (FICO), em São Paulo. Em 1981 assina contrato com a gravadora CBS, e já grava seu primeiro disco solo, seguido de outros dois álbuns em 1982 e 83, ano que é convidado para assumir os vocais da Rádio Táxi, uma das bandas-símbolo da geração de pop rock brasileiro dos anos 80, sempre lembrada pelas suas pegadas de rock e por sucessos que chegaram ao topo das paradas de sucesso, como "Eva" e "Garota Dourada".

O grupo era composto por Willie, Maurício Gasperini, Vander Taffo, Lee Marcucci e Gel Fernandes, todos músicos com currículos extensos e, em sua maioria, ex-integrantes da banda de apoio de Rita Lee, com quem fizeram parte da tour de 1988/89 da cantora, que incluiu shows no exterior e participação no famoso Festival de Montreux.

No final dos anos 90 Gasperini passa a se dedicar mais a carreira de compositor e é gravado por artistas como Fábio Jr, Roupa Nova, Zezé di Camargo e Luciano, Christian e Ralf, Bruno e Marrone, Leandro e Leonardo e KLB. Ao longo de 27 anos de carreira, ele conta com cerca de 400 músicas gravadas por outros artistas e mais de um milhão de discos vendidos.

Há cerca de oito anos Gasperini partiu para novas experiências. Nos últimos seis anos esteve em cartaz no bar "A Marcenaria", na Vila Madalena (SP), e voltado para seu projeto de disco solo. Com suas músicas ele vem embalando mais de mil pessoas em média por semana, tocando em diversas casas noturnas da capital paulista.

A receita deste sucesso está no repertório com o melhor do pop rock nacional e internacional dos anos 80 e, é claro, pela companhia de grandes músicos como os irmãos Mauro (baixo) e Marcelo Gasperini (bateria), e do lendário Luiz Carlini (guitarra), um dos pioneiros do rock no Brasil, e parceiro de Rita Lee nos anos 70, no Tutti-Frutti.

Gasperini, que em 2002 apresentou o CD "Vai ser Diferente", com composições próprias, acaba de lançar o segundo CD independente, intitulado "Vento Leste" e finaliza o DVD gravado recentemente, com participações de Milton Guedes no sax e flauta, do cantor e compositor mineiro Aggeu Marques, do vocalista Bolo, e do guitarrista Roy Carlini, da banda Surto .

Durante entrevista ao Você.Net, Gasperini revelou suas influências musicais, vinda de seus grandes ídolos Roberto Carlos e Lulu Santos, e falou também sobre a compulsividade em compor, resultado de inspirações que surgem a todo momento, na maioria das vezes retratos do dia-a-dia, anseios e bons motivos, carregados em rock melódico, para se falar de amor.

A pedido dos fãs e da apresentadora Maura Roth, Gasperini cantou "Pra ser amor" e "Tempo de Deus", músicas que fazem parte do seu mais novo repertório. Foi nesse clima musical, e aproveitando-se de uma declaração do cantor que disse que "o melhor transporte para o passado é a música", que foi feito novo pedido para que ele tocasse "Eva", um dos grandes clássicos da Rádio Táxi, e que marcou sua estréia na banda, popularizou- se e se tornou indispensável em suas apresentações.

Além de Gasperini, participaram do bate-papo na sala de visitas do Você.Net os produtores José Luiz Camacho e Dery Nascimento, que respondem pela agenda, parte administrativa da carreira do artista, gravação do CD "Vento Leste" e finalização do DVD.

Aos fãs e admiradores que queiram conhecer mais sobre o novo trabalho de Maurício Gasperini é só acessar o site www.mauriciogasperini.com.br















Nenhum comentário: